sexta-feira, 15 de julho de 2011

Perguntas e Respostas






O que é CPA?

CPA é a Comissão de Proteção aos Animais da cidade de São Paulo

Como foi formado o CPA, e porquê?

Em Maio de 2009, logo após a manifestação CCZ: Muda ou Fecha, os defensores dos animais começaram a participar de reuniões na COVISA, com a então coordenadora do recém criado Probem, Dra. Rita de Cássia Garcia.

Em pouco tempo notou-se que reunir dezenas de protetores em uma reunião tornava-se improdutivo, devida a grande quantidade de assuntos a serem debatidos, bem como diferenças de opinião. Então a Dra. Rita sugeriu que um grupo fosse formado para representar todos os defensores.

Então um grande chamado foi divulgado na internet, para uma Assembleia de Defensores. Na ocasião diversos defensores se candidataram e um grupo de 16 pessoas, 8 efetivos e 8 suplentes, foi eleito.

Na oportunidade também os defensores se dividiram em grupos e começaram a esboçar o documento de reivindicações que foi entregue ao Prefeito Kassab.


Quando outro grupo será eleito?

No documento de reivindicações, elaborado com a participação dos defensores que compareceram na Assembleia que formou o CPA, foram incluídas as necessidades imediatas para mudar a realidade enfrentada pela causa na cidade. Existe ainda uma série de ações que ainda estão sendo negociadas com a Prefeitura. O CPA foi eleito para este fim, e continua trabalhando que que as mudanças sejam implantadas.


Por que o CPA é um grupo fechado?

Não somos um grupo fechado, somos um grupo que foi eleito democraticamente  para representar os defensores. Ao longo do tempo algumas pessoas optaram em se desligar do grupo, porém outras pessoas não foram convidadas para completá-lo pelo fato do grupo hoje estar trabalhando coeso, e com membros ativos em todas as suas ações.


Por que o CPA não divulga para os defensores suas ações?

Trabalhamos negociando com o Poder Público as mudanças necessárias para os animais da cidade de São Paulo, por razões obvias nossas ações devem ser mantidas em sigilo até que finalizadas, seja com conquistas pelos animais, seja com ações contra a Prefeitura.


O CPA tem um grupo do Yahoo que não aceita novos integrantes, como se comunicar com o CPA?

O grupo CPA16 do Yahoo é exclusiva para troca de idéias entre os membros do CPA, porém o email amigosdosbichosdoccz@gmail.com, bem como Entre em contato conosco na nossa página inicial, são um canal aberto para contato.



O CPA luta contra o CCZ de São Paulo?

Não.

O CCZ de São Paulo é um órgão coordenado pela COVISA, não tem dotação orçamentária própria. Isso quer dizer que o CCZ não tem dinheiro em caixa, nem pode realizar as mudanças necessárias sem a autorização da COVISA.

Nossas ações são sempre direcionadas à COVISA, à Secretaria de Saúde e à Prefeitura.


Então porque o nome CCZ Muda ou Fecha?

Por que esse foi o nome da manifestação que deu inicio a todas as mudanças que ocorreram em relação aos animais na cidade de São Paulo, ocorrida em Abril de 2009.


Por que o CPA ataca o CCZ de São Paulo?

O CPA não ataca o CCZ de São Paulo. O CPA continua lutando pelos animais que ainda estão sofrendo no CCZ de São Paulo.

Embora muita coisa tenha mudado dentro do CCZ, ainda existem animais que estão sofrendo maus tratos dentro do órgão público. Os membros do CPA que estão dizendo isso há dois anos, mas agora temos o laudo de uma Bióloga Perita Criminal que conclui que "a caracterização de maus-tratos é visível" e provoca condição de "estresse e cruel agressão mental"


O que o CPA está fazendo em relação a esse fato?

Em Setembro de 2010 iniciamos a primeira campanha de envio de emails cobrando da Prefeitura que cumprisse com sua palavra. 

Para o ano de 2010 havia uma dotação orçamentária de cerca de 14 milhões de reais para o CCZ e Probem, para realizar todas a mudanças necessária dentro do CCZ de São Paulo.
Em Novembro tivemos a informação, confirmada pelo próprio Secretario de Saúde Januário Montone, de que de que essa verba seria perdida sem qualquer explicação objetiva, e foi iniciada uma campanha de conscientização deste fato.

No mesmo mês conseguimos que uma Bióloga Perita Criminal fosse ao CCZ e elaborasse um laudo técnico da condição dos animais dos Canis Individuais. 

Depois de vermos esgotadas todas as possibilidades de negociação, cobranças e de estarmos convencidos de que a situação cruel imposta aos cães estigmatizados seria continuada, após dois anos de tentativas frustradas, fomos ao Ministério Público Criminal denunciar a situação, nossa denuncia foi acatada e um Inquérito Policial foi aberto para apurar os responsáveis.

A Prefeitura de São Paulo está sendo investigada por supostos crimes DE MAUS TRATOS cometidos  contra animais no CCZ.










O inquérito policial 229/11 foi instaurado na delegacia de meio ambiente, por solicitação do Promotor de Justiça Criminal Srº José Romão de Siqueira Neto. É a primeira vez que isso acontece


Vale frisar que outro inquérito civil foi aberto no Ministério Público de Meio Ambiente, IC 57/09
Laudos de eutanásia em animais que foram mortos por AUTO MUTILAÇÃO POR ESTRESSE DE CONFINAMENTO, entre outros também juntados no processo, que confirmam a situação de crueldade a que os animais são submetidos.


O CPA é uma ONG?

Não.

O CPA é uma comissão que reúne membros de diversas ONGs, bem como protetores independentes


O que já foi conseguido pelos animais?

  • De acordo com o documento de Reivindicações, protocolado em 24 de Junho de 2009
http://documentoccz.blogspot.com/p/reivindicacoes-junho-de-2009.html
  • De acordo com o documento de Procedimentos Internos, protocolado em 26 de Agosto e 2009
http://documentoccz.blogspot.com/p/documento-de-procedimentos-internos.html


Construção do núcleo do Probem que está em andamento

Mudança de todos os funcionários envolvidos com os animais dentro do CCZ

Capacitação dos novos funcionários

Colocação de toldos de proteção contra o frio

Cãominhada

Banho e tosa semanal

Realização efetiva dos exames de saúde, com prontuário individual na porta dos recintos, atualizado, e com sistema de identificação eficiente

Colocação imediata de caixa de areia para os gatos, e procedimento de limpeza diária

Elaboração, cumprimento e divulgação de um protocolo atualizado para o trato com animais

Área de sol (solário) e Brincadeiras (atividade física)

Limitar 3 cães por baia ou canil, em média.

Alimentação, Água fresca e medicamentos: Adequar procedimento de compra de ração, feno e medicamentos para evitar interrupção no fornecimento e garantir qualidade mínima da ração (premiun)

Observar a qualidade dos comedouros e bebedouros, providenciando a troca sempre que necessário

Adotar imediatamente procedimentos de isolamento de gestantes e mães com filhotes

Cumprir prazo estipulado pela Lei Estadual para todos os animais em perfeito estado de saúde, e adequar prazo máximo de 10 dias para os animais em tratamento, após apresentarem condições clínicas

Aumento de 40 mil para 100 mil castrações anuiais

Descentralização do cadastramento das castrações 

Ativação imediata da Sala Cirúrgica da Cidade Ademar para atendimento dos proprietários de animais da região

Castração gratuitas para protetores cadastrados

A população poder se cadastrar para as castrações a qualquer horário, sem senhas ou filas, durante o horário de funcionamento do órgão

Aumento do número de ONGs e Clínicas conveniadas  para o programa de controle reprodutivo

Elaborar um protocolo de doação (procedimentos), com capacitação dos funcionários envolvidos


 O que ainda falta conseguir?
  • De acordo com o documento de Reivindicações, protocolado em 24 de Junho de 2009
  • De acordo com o documento de Procedimentos Internos, protocolado em 26 de Agosto e 2009


Mudança para a ala dos canis individuais, que acomodam pitbulls, rotweillers e outros cães estgmatizados como agressivos em canis que medem 80cz X 1m10cm. Em maio de 2009 a Dra Rita Garcia fez uma proposta onde todos os cães seriam retirados do local e enviados para hoteis com cinotecnicos, a fim de serem ressocializados. Enquanto isso a ala seria totalmente reformada a fim de proporcionar um ambiente digno para receber estes cães.

Campanha de castração e identificação prioritária pitbulls, rotweillers e outros cães estgmatizados como agressivos , a fim de coibir maus tratos e abandono juntamente com campanha publicitária a ser previamente aprovada por esta Comissão.

Descentralização para cadastramento para castração em todas as SUVIS

Cadastramento de Protetores Independentes na SUVS de suas regiões para que possam levar seus animais para castrar no próprio CCZ ou na clínica conveniada mais próxima de sua casa

Obrigatoriedade de microchipagem e registro para todos os animais castrados em mutirões ou clinicas conveniadas

Observar o dispositivo da Lei Estadual 12.916, artigo 4º, § 1º, que institui os cães comunitário

Criação de um sistema acessível e eficaz para registrar os animais que são microchipados

Instaurar 10 pontos fixos externos de doação. Sábados e Domingos, garantindo 6 horas de exposição. Para evitar problemas de re-introdução, todos os cães de uma baia vão para o mesmo evento e retornam para a mesma baia

Reativar a utilização do Quero um Bicho 

Investimento imediato em campanha de mídia massificada com foco na Adoção, submetendo o conteúdo da campanha à aprovação prévia das ONGs e profissionais voluntários

Autorizar e acompanhar a retirada temporária de animais por Protetores Cadastrados e ONGs no CCZ, com objetivo de promover o maior número de adoções

Constituir equipe para atuar no perímetro externo em Orientação e Acompanhamento aos possíveis casos de intenção de abandono e maus tratos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário